"O conhecimento e a valorização dos bens culturais contribuem com o despertar da cidadania e com a noção de que expressam a história e a tradição local e regional".
Fábio Garcia dos Reis

1ª Caminhada pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Sete Lagoas

Agradecemos a todos os colaboradores que se empenharam para que o evento fosse um sucesso.



[Slideshow]

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Casarão - Nhoquim Drummond




Casarão Nho Quim Drummond

Localizado na praça Tiradentes, o Casarão do século XVIII, atesta sua condição aristocrática da época, pelo grande número de janelas.
Moradia de diferentes famílias ao longo dos anos( não existem registros de nomes dos moradores desde a construção), sendo a última a família Chassim Drummond, foi recuperado em 1988 e renomeado Centro Cultural Nhoquim Drummond em 1991.
Nos fundos foi construído um Anfiteatro com características arquitetônicas da época.

O interior do sobrado de dois andares, abriga peças originais do século XVIII e XIX , o acervo da trajetória artística do " trapalhão Zacarias", acervo de som e pesquisa musical - legado do professor e estudioso Alfredo Valadares e ainda sedia as reuniões de orientação de grupos culturais como Guardas de Gongado de Sete Lagoas.

Também no local são ministrados cursos de artesanato, com loja fixa, e cessão do espaço para realização de eventos ligados à cultura em geral.

Saiba mais sobre a lenda de Tiradentes no Casarão.