"O conhecimento e a valorização dos bens culturais contribuem com o despertar da cidadania e com a noção de que expressam a história e a tradição local e regional".
Fábio Garcia dos Reis

1ª Caminhada pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Sete Lagoas

Agradecemos a todos os colaboradores que se empenharam para que o evento fosse um sucesso.



[Slideshow]

domingo, 13 de junho de 2010

Dr Avelar, o redentor

Em meados do século XIX, um fato de extrema comoção ocorreu em nossa cidade e não pode ser esquecido, tamanha humanidade relatada. Ocorre que nesse período, bem antes da abolição da escravatura, um jovem estudante de medicina, de nome João Antonio de Avelar, em seu passeio de ferias pela sua cidade natal, ouviu gemidos de uma pobre escrava que se encontrava exposta a venda, apartada de seu filho, que seria vendido separadamente para senhores distintos.

O então o jovem aproximou-se do sinistro vendedor, e indignado com o trafico inteirou-se do valor da escrava, assumiu o compromisso de compra-la num prazo de 24 horas. No ato da negociação, o jovem medico lembrou ao vendedor, que pela Lei do Ventre Livre, o filho não poderia ser vendido separadamente de sua mãe.

No dia seguinte, efetuou a compra da escrava e no mesmo local, na presença de vários setelagoanos, a pobre mãe recebia das mãos dele, sua carta de alforria e encaminhada para trabalhar como domestica na casa da família.

A ocorrência aconteceu em um terreno vago onde hoje se encontra o Teatro Redenção - nome dado pelo próprio Dr. Avelar, então presidente da Câmara, em solenidade de inauguração, relembrando o fato da libertação da escrava mãe.