"O conhecimento e a valorização dos bens culturais contribuem com o despertar da cidadania e com a noção de que expressam a história e a tradição local e regional".
Fábio Garcia dos Reis

1ª Caminhada pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Sete Lagoas

Agradecemos a todos os colaboradores que se empenharam para que o evento fosse um sucesso.



[Slideshow]

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Serra de Santa Helena quase foi de Inhauma




Igreja de Santa Helena na serra


A serra de Santa Helena localiza-se a noroeste,a 7 km do centro. É uma formação calcária com aproximadamente 330 metros em relação à cidade. Proporciona uma bela visão panorâmica. Nela foi construída em 1852 a capela, cuja festa de Santa Helena e Santa Cruz, constitui em uma grande mobilização de fé regional. Esta celebração católica, ocorre na primeira semana de maio,com destaque para as manifestações tradicionais das Guardas de Congo e Moçambique, locais e de cidades vizinhas.

Segundo o escritor Marcio Vicente, não fosse a atuante liderança politica de Dr. Márcio Paulino, perderíamos a Serra de Santa Helena, que seria anexada ao distrito de Inhauma, conforme projeto de lei apresentado na Assembleia, por ocasião da sua emancipação em 1948.

Falando em Dr. Marcio Paulino...

Grande médico, político e líder social nato, sempre esteve à frente de relevantes empreendimentos na cidade, nos anos 40 e 50:
-construção do " Hospital novo " - Nossa Senhora das Graças
-construção da maternidade Odete Valadares
-instalação do Instituto Agrônomo do Oeste ( hoje Embrapa )
-a telefônica de Sete Lagoas - Telesete