"O conhecimento e a valorização dos bens culturais contribuem com o despertar da cidadania e com a noção de que expressam a história e a tradição local e regional".
Fábio Garcia dos Reis

1ª Caminhada pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Sete Lagoas

Agradecemos a todos os colaboradores que se empenharam para que o evento fosse um sucesso.



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quarta-feira, 16 de junho de 2010

Estação Ferroviária




Antiga estação ferroviária


A implantação da ferrovia determinou uma nova fase de crescimento econômico da cidade. O moderno meio da transporte gerava recursos para o municipio, empregos e ainda proporcionava aos filhos de seus funcionários, formação técnica na Escola Profissional Frederico Alves para que posteriormente pudessem ser inseridos no quadro da empresa.

No processo de implantação, coube ao influente médico e político Dr. Joao Antonio Avelar, convencer as autoridades do governo monarquico de Dom Pedro II , a desviar o traçado da ferrovia para beneficiar a região de Sete Lagoas.Estrategicamente montou um estudo minucioso da topografia da região e levou ao Rio de Janeiro, argumentando que Sete Lagoas possuia garantia de cargas ( era grande produtora de grãos, minerais e produtos texteis ).
Acrescentou que o Rio da Velhas era navegável, e já atendia a demanda de transporte daquela região, portanto, não necessitava de mais um meio de transporte.


Locomotiva exposta no museu


O que chama a atenção na construção da Estação , é o traçado de ligação do complexo ferroviário com o núcleo urbano. Definido genialmente por Luis Privat, o eixo da rua Lassance Cunha ( assim denominada em homenagem ao diretor-geral da Estrada de Ferro ) tem início na porta principal da Estação e permitia aos passageiros em trânsito visualizarem a Lagoa Paulino.
Outro eixo importante foi o da rua Antônio Olinto ( nome em homenagem ao então Ministro da Viação ) a partir do qual foi criada a planta do Bairro Boa Vista, que constituiu em importante reduto de ferroviários.


1896 - Inauguração da Ferrovia
1906 - Inauguração do Depósito de máquinas e carros
1939 - Inauguração da Escola Profissional Frederico Alves
1941 - Inauguração do Armazém de Cargas
1992 - Desativada

Arquitetura: Estilo neoclássico / modelo inglês.
Utilização de telhas francesas e madeiras nobres - pinho de Riga- importadas da Letônia (leste europeu ).


fonte: historiador Gilberto Avelar e revista Fatoral