"O conhecimento e a valorização dos bens culturais contribuem com o despertar da cidadania e com a noção de que expressam a história e a tradição local e regional".
Fábio Garcia dos Reis

1ª Caminhada pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Sete Lagoas

Agradecemos a todos os colaboradores que se empenharam para que o evento fosse um sucesso.



[Slideshow]

domingo, 27 de junho de 2010

Praça do Expedicionário Claudovino Madaleno



"Eu atravessei o mar e lutei pela liberdade dos povos"

Claudovino (Davi) Madaleno dos Santos - dos vinte e cinco " pracinhas " de Sete Lagoas enviados para lutar na Segunda Guerra Mundial, ele foi o único expedicionário morto em batalha . Era natural do Distrito de Riacho da Areia (hoje pertencente ao município de Inhaúma).

1944- no dia 2 de julho - embarcou no primeiro navio transporte de tropas
Sepultado em Pistóia, Itália, no cemitério dos militares brasileiros que caíram nas batalhas
1982 -as cinzas de Claudovino vieram para Sete Lagoas, permanecendo numa urna no Museu Municipal.
1995- 5 de setembro suas cinzas foram trasladadas para o “Panteão dos Heróis”, no Cemitério Santa Helena.

A historiadora Mariza da Conceição Pereira – chamada de “madrinha” dos expedicionários – conta que o monumento de Sete Lagoas foi o primeiro erigido em honra dos expedicionários em todo o Brasil. Sua construção foi feita com a colaboração financeira do povo e através da atuação de uma comissão que tinha como presidente Afrânio Avelar Marques Ferreira. A pedra fundamental da obra foi lançada no dia 7 de setembro de 1946, e a inauguração aconteceu no dia 7 de setembro de 1948.

Também fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB): Alcides Guarani, Arnaldo Xavier, Camilo Firmo Júnior, João Dutra Sobrinho, Joaquim Henrique Teixeira, Job Targino de Paula, Jovelino Cândido, Osmar Miranda, Pedro de Alcântara, Raimundo Castanheira, Raimundo Domingos Franco e Samuel Nébias,Adir de Almeida, Antônio Dias de Moura, Antônio Nogueira da Cunha, Fábio Lanza Costa, Flávio da Mata Moreira, Geraldo Carvalho de Souza, Gustavo Tolentino, João Alves Pereira, João Batista Moreira, José Dias de Oliveira, José Elias Pereira e José de Paula.

Todos são lembrados com a frase de autoria de Geraldo Teófilo Marques, inscrita numa placa afixada no monumento: "Eu atravessei o mar e lutei pela liberdade dos povos"

fonte:(MV)Redação Jornal Hoje Cidade - 26 de abril de 2008