"O conhecimento e a valorização dos bens culturais contribuem com o despertar da cidadania e com a noção de que expressam a história e a tradição local e regional".
Fábio Garcia dos Reis

1ª Caminhada pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Sete Lagoas

Agradecemos a todos os colaboradores que se empenharam para que o evento fosse um sucesso.



[Slideshow]

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Sete Lagoas no caminho dos Bandeirantes



Nas incursões dos bandeirantes pelo sertão mineiro em busca de ouro e pedras preciosas, começa a história de Sete Lagoas.

Sob o comando do bandeirante Fernão Dias Paes Leme, a expedição parte de São Paulo para Minas Gerais em 1677 e monta acampamento na bacia do Rio das Velhas. Enquanto aguarda novos recursos para a continuidade da viagem, explorando os arredores, encontra um minério argentífero no " serrote " das Sete Lagoas ( segundo historiadores, o local seria as imediações da lapa do Chumbo, na fazenda das Melancias ).

Entre seus subordinados os filhos Garcia Paes ( o legítimo ) e José Dias ( natural e de criação).

Jose Dias inconformado com os infortúnios da árdua empreitada, entra em atrito com o pai, liderando uma rebelião. É dominado e sentenciado à morte por este.



Os demais rebelados são expulsos da expedição e sem liderança acabam por acampar às margens do ribeirão Matadouro, região de Sete Lagoas , onde se estabelecem.

Em 1711, o paulista João Leite da Silva Ortiz - sobrinho de Fernão Dias Paes obtém a sesmaria de Sete Lagoas e torna-se o primeiro proprietário por título da dita região, dispondo da mesma anos depois, para montar uma nova expedição rumo a Goiás, onde descobriu ouro em Cuiabá e fundou várias fazendas. Nota-se aqui a característica nômade dos paulistas do século XVIII, sempre a procura de riquezas e conquista do território.

Nos registros do governo de então, talvez por um lapso, consta somente o título na página em branco, porém existe um documento que atesta a transição da posse pertencente a Ortiz para o segundo morador- Antonio Pinto de Magalhães - em 1718.

Portanto nossa cidade foi descoberta e povoada por bandeirantes.



fonte: revista Fatoral - Marcio Vicente e Arquivo Público Mineiro- códice 12,10